Começa hoje o NetaudioLx, festival de música de música livre que se vai realizar pela primeira vez em Portugal. O NetaudioLx tem entrada livre e gratuita nos três dias de festival e acaba este sábado.

Em cartaz vão estar artistas como DJ Ride ou Mo’Town Junkie, num alinhamento que privilegia produções independentes. Segundo Rute Correia, uma das responsáveis da organização, os artistas que estão em cartaz “têm trabalhos editados directamente na internet” e não têm todos os direitos reservados. Isto significa que artistas “abdicaram do direito de distribuição para dar ao público liberdade de partilhar as suas músicas”, acrescenta.

O género musical mais presente neste festival é a música electrónica e as suas várias derivações, uma vez que muitas das produções são feitas a partir de casa e algumas apenas com um computador. No entanto a organização tentou abranger outros estilos. Rute Correia deu o exemplo: “Tentamos apanhar não só várias franjas da electrónica, mas também outros estilos. Por exemplo contamos com a presença da Headstart Records, que é uma editora só de Hip-hop.”

O festival arranca hoje e para mais detalhes basta consultar o website do evento.

Miguel Leite

Subscreve a Punch TV!