A primeira vez que ouvimos o som de Zebra Katz foi em Janeiro deste ano com “Ima Read ft. Njena Reddd Foxxx”, single viral e incendiário que se tornou o hino oficial da Paris Fashion Week em Março pelas mãos do designer Rick Owens, que escolheu o loop hiper-sexualizado e o calão camuflado do tema para sonorizar a sua colecção Outono/Inverno.

Zebra Katz é a criação do artista multidisciplinar de 26 anos Ojay Morgan. Porta-estandarte gay do novo movimento queer rap, ao lado de nomes como Mykki Blanco ou Le1f, num universo hip-hop ainda bastante homofóbico, não obstante o contributo de nomes influentes como Nicki Minaj, A$AP Rocky ou, mais recentemente, Frank Ocean, para a liberalização das mentes mais empoeiradas.

Inspirado por Nina Simone, Andre 3000, Missy Elliot, James Blake ou Lauryn Hill, o artista combina um estilo singular de “Voguing” (expressão nascida do hit de 1990 de Madonna “Vogue” que consiste em passos de dança diametralmente opostos ao breakdance), dancehall e hip-hop recheado de baixos e expressões roubadas à cultura de rua de Harlem e Brooklyn.

O sucessor do single, que será publicado pela editora de Diplo Jeffrrees (Mad Decent), a 16 de Setembro, chama-se “W8WTF”, faixa produzida pelo produtor Boyfriend e incluída no novo EP Winter Titty, onde Ojay surge a debitar versos em jeito de Tricky num hotel cheio de estilo com uma máscara de cabedal no vídeo realizado por Ursula Mann.

BÓNUS:
Descarreguem o EP Ima Read remixed com versões de J-Wow dos Buraka Som Sistema, MIkeQ e B.Ames, Slick Shoota e Dj Sliink, e a mixtape Champagne:

Pedro Lima

—————

JÁ ASSINASTE A NEWSLETTER DA PUNCH?

Nova música, reportagens e vídeos exclusivos!

Nome

Email

,

Subscreve a Punch TV!