Na nova edição da rubrica “Canções em 2ª mão” vamos abordar os clássicos quer da música brasileira, quer de vocalistas veteranos do jazz. Desta vez, as covers escolhidas foram de alguns dos temas mais famosos do cantor e compositor Antônio Carlos Jobim, um dos criadores da bossa nova brasileira.

João Gilberto – Este Seu Olhar

Nada melhor do que começar com o também veterano João Gilberto, outro dos fundadores da bossa nova. O músico e compositor fez uma adaptação do tema “Este Seu Olhar”, original de Antônio Carlos Jobim.

Ella Fitzgerald – The Girl From Ipanema

Depois de João Gilberto é tempo para passarmos ao jazz. Ella Fitzgerald foi uma das melhores vocalistas americanas de jazz e que interpretou o célebre tema “The Girl From Ipanema” (“Garota de Ipanema”), presente no álbum Getz/Gilberto com João Gilberto (guitarra), Stan Getz (saxofone), Astrud Gilberto (voz) e Tom Jobim (piano e composição).

Frank Sinatra e Antônio Carlos Jobim – How Insensitive

Passando agora aos crooners, chegamos a Frank Sinatra e à sua interpretação do tema “How Insensitive” (“Insensatez”). Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim foi o álbum que compilou algumas das adaptações de Frank Sinatra de temas de Tom Jobim, na fase em que os clássicos da música brasileira chegaram aos EUA.

Arto Lindsay – Este Seu Olhar

Arto Lindsay é o nome artístico de Arthur Morgan Lindsay, compositor e músico americano da actualidade e que se distingue pela sua voz suave, interpretando ao longo da sua carreira vários temas da música popular brasileira. “Este Seu Olhar” foi uma das canções que Arto Lindsay escolheu e que está presente no seu álbum O Corpo Sutil.

David Byrne e Marisa Monte – Waters Of March

Para finalizar, temos David Byrne e Marisa Monte de mãos dadas para o tema “Waters Of March” (“Águas de Março”), original de Tom Jobim. Marisa Monte é uma cantora popular brasileira que acompanhou David Byrne, músico escocês, nesta adaptação presente no seu álbum Red Hot + Rio.

Ana Isabel Palha Rodrigues