No último sábado, dia 9 de Dezembro, o MusicBox fechou as celebrações do seu 11º aniversário com o concerto de Cave Story feat. Duquesa e Ra-Fa-El. Os seis rapazes que estavam em palco deram um grande concerto que honraria o avô Iggy Pop, sem espalhafato e muito eficazes.

Entrei no MusicBox e alguns dos músicos ainda estavam no bar a pedir bebidas e o espaço estava com pessoas dispersas por vários cantos. Mas sem grandes demoras os Caves Story, Duquesa e Ra-Fa-El subiram ao palco. O público aproximou-se tornou-se visível que a casa não estando cheia, estava até bem composta.

Cave Story + Duquesa + Ra-Fa-El :: 09-12-2017

A abertura não podia ter sido melhor. Todos os membros em palco entraram em sintonia com um instrumental poderoso. Depois da primeira impressão imponente, os Cave Story tocam a canção “Darkness is a figure”. O público adere. Nos concertos punk-rock há sempre três miúdas frágeis com os seus tote-bags de alça fininha logo na primeira fila. Este concerto não foi excepção. Elas dançavam e o resto do público também. Era um bom indicativo para o aí vinha. De seguida Duquesa assume a sua vez no microfone. Duquesa que deve ser o único beto de Barcelos, se considerarmos que essa espécie chegou ao norte do país. Ainda assim é um beto com estilo. A sua primeira música foi “Myrna”.

O concerto continuou neste bater de bolas entre Cave Story e Duquesa. Ra-Fa-El (que toca junto com Duquesa nos The Glockenwise)  deu sempre o seu apoio numa das guitarras e contribuiu sempre para um sólido espectáculo. A meio do concerto Duquesa fez o papel de host e apresentou todos os presentes em palco. Explicou que esta formação era um acontecimento único e brincou dizendo, “Isto é como aquela cena que Paus fizeram, o “Só desta vez”, mas só que em bom”. O concerto já estava a ser bom mas o humor rebentou a escala. O concerto continuou e este casamento entre artistas mostrou ser um momento único para recordar mais tarde sendo que até ao fim mantiveram a mesma postura. Duquesa de vez em quando mais afirmativo. Mas todos tinham o seu espaço em palco. Acabaram sem encore, mas com a certeza que tinham feito um bom trabalho.

A verdade que é que o punk de aldeia dos Cave Story é sincero e cru. Aliás é fora dos grandes centros que vem o melhor punk-rock que se faz neste país. A banda das Caldas Rainha é a prova disso mesmo. Esta junção com pop de Duquesa e Ra-Fa-El fez com que houvesse uma união improvável. Quem assistiu a esta performance, saiu contente e com vontade de levar consigo todo o merchadising que estava à porta.

Rodrigo Castro
Fotografias: Ana Viotti (MUSICBOX)