Numa quinta-feira chuvosa, uma pequena audiência começa a formar-se à volta do palco do Musicbox. No ultimo dia 15 de Março foi organizada pelo label independente Colado uma noite 100% lisboeta – com os Reis da Republica e Vaarwell no line-up. Começa, então, uma bela noite na companhia de artistas com muito talento.

Os primeiros a entrarem em palco são os Reis da Républica. A banda é formada por seis membros e o espaço no palco parece quase pequeno. Com um início muito tímido, os Reis conseguiram chamar a atenção de todos. Mesmo os que estavam a passar tempo no bar ou nos cantos da sala se uniram para ouvir os ritmos cativantes dos Reis. Dirigidos pela vibrante Madalena Tamen, os Reis da Republica deixaram a sala unânime. Depois de “Samurai”, o single que saíu em 2016, ela até saiu do palco para também aproveitar ao máximo a paixão transmitida pelos outros membros do grupo. Terminando com “Dracula”, os Reis da República só confirmam que são um dos grupos a manter sob o nosso radar.

São apenas 23h30 quando os Reis deixam o espaço aos Vaarwell. Este lindo trio de Lisboa tem um timing perfeito: “Stay”, o novo single da banda foi lançado apenas nove dias antes. Um título calmo mas mais eletrónico, que reforça o estilo indie do grupo. O Musicbox está agora cheio para ouvir a voz de Margarida Falcão. Os tons das luzes, às vezes vermelhos, às vezes azuis, oferecem uma sensação muito íntima e melancólica que enche a sala. Chega finalemente o “Stay”, último na setlist, com um som mais upbeat do que Vaarwell nos tinha habituado até agora, misturando guitarras de dream-pop com vocais melódicos e um sintetizador que bate certo em todos os aspetos. Se “Stay” – junto com o show que tivemos a oportunidade de ver naquela noite – for uma indicação do que virá em seguida, 2018 só pode ser grande para os Vaarwell.

Vaarwell e Reis da Republica - uma noite para destacar os talentos lisboetas [Musicbox]

A label Colado conseguiu uma noite linda e lembra-nos que existem algumas pérolas da música muito subestimadas aqui na nossa própria capital. Com a primavera ao virar da esquina, não há dúvida de que os próximos dias de sol serão terão como soundtrack os ritmos desta noite. Nem sempre precisamos de ir longe para encontrar artistas valiosos, muitos estão aqui, mesmo à porta de casa.

Fotografia e texto: Alexandra Agostinho