Autora de grandes êxitos como os temas “Human” (com direito a versão cantada em português), “Marilyn Monroe” ou “Shahmram”, Sevdaliza é Sevda Alizadeh. Nascida no Irão e criada em Roterdão, na Holanda, a autodidacta cantautora e produtora tem hoje 31 anos e uma carreira musical de sucesso. Lançado de forma independente em 2015, Suspended Kid foi o seu primeiríssimo EP e, no ano que passou, estreou-se com o primeiro longa-duração ISON, que editou através da sua própria label Twisted Elegance. A acompanhar o álbum de estreia, a cantora lançou ainda um incrível vídeo com a duração do álbum (1:06:27).

Sempre ousada e disruptiva, todo o seu trabalho é uma verdadeira obra artística – desde a lírica irreverente e emocional, aos complexos vídeos, nos quais é sempre personagem principal. Estreou-se com Suspended Kid, em 2015, do qual fazem parte os sucessos “Sirens Of The Caspian” e “Clear Air”, e lançou ainda o EP Children Of Silk no mesmo ano. Após o lançamento de ISON, do qual fazem parte as mais aclamadas canções de Sevdaliza, a cantora lançou este ano um outro EP de título The Calling, mantendo sempre um registo próprio e característico, que passa por géneros musicais como triphop, grime, punk, electrónica e avant-garde. Deste último fazem parte temas como “Soul Syncable” e “Human Nature”. Este é também o ano em que a cantora faz a sua primeira digressão a nível mundial, com duas passagens garantidas pela capital portuguesa.

Lisboa não é uma cidade nova para a cantora. Esteve em Portugal na edição de 2017 do festival Vodafone Mexefest, e regressou a Portugal ainda este verão para a mais recente edição do Super Bock Super Rock. No entanto, será apenas no próximo dia 29 de Novembro, no Cineteatro Capitólio, que Sevdaliza se irá estrear em nome próprio em terras lusitanas.

Maria Roldão