É raro acontecer sair um álbum que estamos à espera há tanto tempo, é uma sensação ótima ouvirmos o novo trabalho daquele artista/banda que gostamos há tanto tempo e ver o que de novo ali vem. Como quem o conhece já sabe, Gary Clark Jr. é inovação a cada riff, slide ou powerchord e como é certo este novo trabalho This Land não é excepção.

This Land saiu no passado dia 22 de Fevereiro e é o terceiro trabalho de originais do guitarrista e multi instrumentista, 4 anos depois do seu último trabalho. O disco conta com 17 temas e é um disco Warner Bros.

Como ja se sabe, Gary Clark Jr. consegue dar-nos de tudo um pouco nos seus álbuns, sendo um artista principalmente e originalmente de rock e blues mas com várias passagens por soul, r&b ou por exemplo neste álbum a inclusão de elementos de pop ou hip hop em músicas como por exemplo “Don’t Wait Till Tomorrow” ou “This Land”, entre outras.

“This Land” é o tema que abre o álbum e que melhor maneira de abrir um novo trabalho do que com um rap rock à melhor moda de Gary. A música que tem uma sonoridade típica de rap/hip hop na voz, letra e nos beats mas com inclusões de riffs e acordes de guitarra eléctrica como só ele o consegue. O tema é uma crítica ao problema racial que existe nos EUA como se vê ao longo de toda a música mas principalmente nas passagens “Go back where you come from, We don’t want, we don’t want your kind, We think you’s a dog born”. É um tema arrojado e inovador de Gary Clark Jr. mas que é uma maravilha de ouvir e não desilude.

“Gotta Get Into Something” é uma música com outra cara, uma música rápida Rockabily com guitarras a deslizar pelo punk e rock n roll com riffs próprios e típicos destes géneros e faz-nos ver que Gary Clark Jr. também é ótimo a fazer música à Elvis.

O álbum viaja por vários outros estilos e várias variantes da música e já familiares do próprio artista em temas como “Dirty Dishes Blues” que, como o nome indica, é um tema essencialmente de blues, ou o tema “The Governor” que é de country.

É sinceramente genial a capacidade que Gary Clark Jr. tem para compor a sua música que mesmo não parecendo é difícil, tendo em conta os vários temas que aborda que são automaticamente aliados ao estilo de música que pratica em cada tema. Ainda sendo uma tarefa provavelmente muito difícil, Gary fá-lo com a maior facilidade fazendo tudo soar tão bem e parecendo ser fácil. This Land é tudo isto, uma viagem pela música e historia americana passeando por diversos géneros musicais de maneira genial como o artista já nos tem vindo a habituar, é um álbum arrojado e estrondoso que dá para todos os gostos.

Nota: 9.0/10

Pedro Dias