E o vencedor do Workshop de Fotografia de Espectáculo da Restart é o nosso leitor Eduardo Belchior! Parabéns! Vejam todas as grandes fotografias que foram partilhadas neste passatempo. Obrigado a todos os que participaram.

Participante: Eduardo Belchior
Autor: Tom Callins
Frase: Freddie Mercury uma vez disse “I won’t be a rockstar, I’ll be a legend.”, o que se tornou tão mais verdade quando, no ano de 1980, em Houston, decidiu cantar a “We Will Rock You” às costas do Darth Vader.

Participante: Inês Lopes
Autor: Annie Leibovitz
Frase: Esta é, para mim, um marco na história da música, para além de, obviamente, da história da fotografia. A Annie Leibovitz é uma das minhas inspirações e o trabalho dela na estrada com os The Rolling Stones é fabuloso. E esta fotografia diz tudo aquilo que sempre ouvimos dizer dos The Rolling Stones. Rockeiros, electrizantes, o público a vibrar e aquela luz a rebentar a fotografia no lado direito… Tudo é perfeito, intenso e quase que consigo sentir um grito do Mick Jagger. Isto é Rock n’Roll. A utilização de uma lente wide angle, mas não exagerada, ajuda a tornar este momento mais marcante visualmente. E não esquecer que, aqui, estamos em 1975. Altura em que não se sonhavam com World Tours e espectáculos megalómanos; aqui fazia-se tudo pela música e pela forma como os músicos a sentiam: Mick Jagger salta, louco, enquanto Keith Richards mantém a sua postura cool e, ao mesmo tempo, vibrante. Resumindo: se tivesse uma banda em tournée queria uma foto assim, está aqui tudo.

Participante: Jorge Fernandes
Autor: Fábio Moniz
Frase: Esta fotografia expressa aquilo que às vezes sinto quando oiço uma banda: uma definição completa daquilo que me rodeia, um banho confortável de som, luzes e emoções partilhado por pessoas que, por breves instantes, se unem num só momento.

Participante: Rita Fernando
Autor: Hugo Lima
Frase: Foi um concerto que decorreu durante a tarde, e á qual eu tinha bastante interesse em ver… Infelizmente só consegui ver metade, mas fui uma (um) das (os) sortudas (os) que apanhou uma das bolas que se apresentam na fotografia, que na ultima música tocada, elas sobrevoavam o público. Quis levar uma recordação para além da fotografia, esta que para mim tem um grande poder.

Participante: Patrícia Sousa
Autor: Patrícia Sousa
Frase: Existem fotógrafos maravilhosos nacionais e internacionais… Mas se quero investir na minha formação achei que deveria validar se pelo menos tenho olho. Esta foto mostra a parafernália necessária a um concerto. Dá-nos a visão do que está para lá do nosso entretenimento.

Participante: Bruno Candeias
Autor: Jim Marshall
Frase:  Escolhi esta, mas podia ter escolhido qualquer outra deste fotógrafo, sou um grande fã do trabalho dele, em especial o período em que conviveu com o Jimi Hendrix  (que por acaso também é um dos meus guitarristas favoritos!).

Participante: Márcia Galveia
Autor: João Cavaco
Frase: Uma fotografia de espectáculo pretende, mais do que qualquer outra coisa, “imprimir” o mais possível as emoções que se vivem em cima e em frente ao palco, para que o registo do espectáculo seja o mais fiel possível ao que realmente aconteceu. Foi por isso que escolhi esta imagem. Estive presente neste concerto e por isso posso dizer na primeira pessoa que aquilo que se viveu naquela noite reflecte-se nesta fotografia, na expressão fisica da cantora. Mas fotografia (também e essencialmente) é feita de luz e nesta imagem João Cavaco conseguiu, com a luz, tornar “viva” toda a côr da imagem, que com o equilbrio entre o jogo de luzes de palco e a posição da cantora, faz desta uma grande fotografia de espectáculo.

Participante: Diogo Martins
Autor: Rita Carmo
Frase: Não por conveniência, mas a primeira foto que me ocorreu é exactamente da autoria da Rita Carmo. É uma foto da Alison Mosshart no concerto dos Kills no Optimus Alive no qual não tive a felicidade de estar presente. Adoro a forma como ficou captada e talvez por isso tenha sido a primeira a surgir-me no pensamento. Retrata a entrega da vocalista no concerto e ao vê-la consigo arrepender-me sempre mais um pouco por não ter estado presente. É um trabalho fantástico da fotógrafa que tem em grande parte dos casos um trabalho muito superior à qualidade os textos que acompanham as suas fotografias.

Participante: Artur Borges
Autor: Rita Carmo
Frase: É difícil escolher a melhor fotografia que já vi de um concerto. Escolhi uma foto do último concerto dos Bon Iver, em Lisboa. Apesar de ser uma foto de um concerto recente, acho que toda esta sessão ficou muito boa, é difícil tirar fotos num concerto de Bon Iver e passar a calma, a “espectacularidade” e a beleza que é um concerto destes senhores. Acho que esta fotografia retrata muito bem isso e daí ser a minha escolha.

Participante: Cristina Milho
Autor: Conor Keller
Frase: Escolhi pela luz, captada em todo o elemento, definida e intimista. pelo momento, do final de uma canção.

Participante: Patrícia Falcão
Autor: Jo Lopez
Frase: A meu ver, esta fotografia de espectáculo está arrebatadora! Através dela, podemos ver toda a intensidade naquele momento, tanto da parte do cantor, Bruce Springsteen, como da parte do público. Nesta fotografia conseguimos perceber o movimento da chuva e até das próprias luzes, o que faz com que, até mesmo quem não esteve presente no momento, possa perceber com exactidão o que estava a ser sentido alí. Isto traduz-se no que, para mim, é o objectivo de uma fotografia de espectáculo.

Participante: João Pedreda
Autor: David Andrako
Frase: O que me trás à razão pela qual esta fotografia me assombra: faz-me querer lá estar, faz-me querer sentir o que a fotografia me faz sentir mas por vias da música. Gosto em termos estéticos especialmente da forma como a luz encandeia o Zach Hill (baterista à direita) e o Flatlander (tecladista à esquerda) deixando-os quase com uma aura positiva, a contrastar com a dureza do corpo, botas, barba e expressão do Stefan (MC no centro).

Participante: Paulo Gabriel
Autor: Paulo Gabriel
Frase: Sabendo que está longe de ser a melhor foto de concerto, achei por bem escolher esta por ser ser de minha autoria e por achar que este intromisso e espontâneo gesto dum fâ com a universal saudação metaleira resume numa imagem o sentimento de ver os nosso heróis musicais, que é ao fim ao cabo a celebração máxima dum espectáculo ao vivo!

Participante: Nuno Rodrigues
Autor: Nuno Rodrigues (Duarte Nuno)
Frase: Esta fotografia foi tirada neste verão no melhor concerto da minha vida. Foi muito bom, toda a luz envolvente, todas as canções foram tocadas e cantadas por um dos melhores músicos do mundo. Consegui esta fotografia que mostra todo o esforço e dedicação que o próprio Sting exibe nos seus concertos. Uma fotografia que nunca vou conseguir repetir, para mim uma das minhas melhores.

Participante: Francisco Silva
Autor: Francisco Silva
Frase: Esperemos que por aqui ouças a chuva amigo Bohr, dizia o aficionado no concerto de Bon Iver, no Coliseu do Porto.

Participante: Sónia Ramalho
Autor: Sónia Ramalho
Frase: sta fotografia foi tirada por mim durante o concerto de Florence and the Machine, na Aula Magna, e gosto particularmente do efeito das luzes no cabelo da Florence Welch. Parece que estava ON FIRE e realmente ela não parou de dançar durante todo o concerto. Acho que é uma imagem que resume bem aquela noite fabulosa!

Participante: Bernardo Caldeira
Autor: Bernardo Caldeira
Frase:  As sensações e percepções são tão subjectivas e variam de indivíduo para indivíduo. O que fica é a fotografia mas o que conta é o concerto em si e todo o ambiente a sua volta. Independente da justificação é certo que apenas posso dizer duas palavras acerca da minha imagem: Sublime e Matadora.

Participante: Pedro Reis
Autor: Pedro Reis
Frase: Gostei especialmente de fotografar esta banda por ser divertida e colaborar com o fotógrafo. Penso que tem uma excelente expressão, que cativa quem vê e demonstra o seu espírito jovem e divertido, tem também uma boa composição fotográfica e de fácil leitura.

Participante: Benedita Soares Saavedra
Autor: Marco Eira
Frase: Porque Paredes é amor e os Ornatos estão no <3.

Participante: Cintia Ferreira
Autor: Rita Carmo
Frase: Devido a acompanhar o seu trabalho, escolhi uma foto de espectáculo da fotografa Rita Carmo. Para mim esta fotografia retrata a fotografia de espectáculo, devido á maneira como as cores estão contrastadas entre o fundo escuro e a cantora Alanis Morissette mais iluminada, o foco de luz por de trás da cantora reforça a força e intensidade desta a cantar e dá mais força ao espectáculo.

Participante: Sara Matos
Autor: Nuno Oliveira
Frase: Escolhi esta fotografia porque, para mim, conseguimos percepcionar vários momentos num só. Neste momento do concerto, conseguimos ver que o guitarrista está a sentir a música que toca, agarrando-se à guitarra, a luz forte da direita ilumina-o mostrando que é a personagem principal desta fotografia, ao longe vemos a plateia a vibrar com o concerto e ainda outro membro da banda a tocar. Outro motivo que me levou a escolher esta fotografia são os fortes contrastes existentes, que ajudam a percepcionar o que descrevi acima.

Participante: Raquel França
Autor: jcbehm
Frase: Parágrafo a justificar a escolha: Escolhi esta fotografia não por achar que é a melhor fotografia de concerto que já vi, (pois há muitas e muito boas e acho impossível escolher só uma) mas por esta conseguir captar e transmitir a atmosfera e energia tanto do público como do artista num concerto ao vivo.

Participante: Filipa Pita
Autor: Filipa Pita
Frase: Esta fotografia tem uma grande importância para mim porque transmite-me o sentimento de privilégio que senti quando assisti ao meu primeiro concerto do Gil Scott-Heron. Recorda-me o ambiente intimista que se viveu na Aula Magna durante todo o concerto, onde a única coisa que interessava e que nos agarrava era o poder da música, das palavras e a presença do Gil, que fazia esquecer tudo o que estava à volta.

Participante: Vera Monteiro
Autor: Sara Matos
Frase: Não sei se é das melhores fotografias, mas é de certeza uma que gostava de saber tirar. Dá a sensação de espera pelo momento certo em que a alma e a luz se cruzam para mostra a força da música e da guitarra de Alison Mosshart.

Participante: Miguel Alves
Autor: The Doors rarities series- Live comp. 1697/1970
Frase: A escolha desta fotografia recaiu sobre os Doors por serem a banda que marcou fortemente a minha adolescência e a minha onda mais rockabilly da altura. Fotografia muito bem enquadrada, a preto e branco que faz realçar muito do sentimento que as pessoas tiveram durante este momento do Jim Morrison. Este foi talvez dos momentos mais marcantes da banda, em concertos, que deu uma reviravolta na vida da banda. A expressão das pessoas lá atrás (ainda que um pouco desfocadas) mostra bem a força do momento captado pela fotografia que tem como principal foco o corpo ali deitado no chão, enquadrado ao centro da fotografia. A realçar a dificuldade de captar momentos destes com o preto e branco.

Participante: Marco Santos
Autor: Marco Santos
Frase: A escolha recaia para uma fotografia tira em 2011 na Festa do Avante a banda Gattamolesta (banda Italiana de folk), cada membro da banda tem um certo carisma e a sua forma própria de “tocar” e fascinar o público, eu fixei a objectiva apenas no acordeonista, captando esta expressão, Luigi Flocco a tocar de olhos fechados.

Participante: Mariana Miranda
Autor: Mariana Miranda
Frase: Esta fotografia é de um concerto que foi muito importante para mim, os Foo Fighters no Alive 2011, não só porque os Foo Figthers são uma das minhas bandas preferidas de sempre, mas principalmente porque foi possivelmente o melhor concerto da minha vida. Esta foto representa exactamente o que estava a sentir, toda a energia que esta banda conseguiu transmitir…apesar de estar relativamente longe do palco, senti-me como se estivesse no palco, no meio de todos os membros da banda, ao lado de Dave Grohl a cantar como o máximo que os meus pulmões aguentavam, sem inibições nem medo.

Participante: Rita Alcobia
Autor: Rita Alcobia
Frase: A fotografia que escolhi foi tirada por mim, no Coliseu dos Recreios em Dezembro de 2011, na qual figura o Quarteto dos Três Irmãos Pedro e Paulo. Escolhi esta foto principalmente pela iluminação que capta e as expressões dos artistas.

Participante: Ricardo Ferreira
Autor: Ricardo Ferreira
Frase: Na minha foto gosto: da luz low-key, do ângulo de cima para baixo pouco visto em fotos de concertos, da guitarra iluminada em contraste com o rapaz, e da linha oblíqua no meio da imagem efeito da guitarra. Na minha foto não gosto: dos pés cortados, e do facto de ter usado 2 flashes meus devido a não saber fotografia de espectáculo.

Subscreve a Punch TV!