É certo que Rodrigo Leão se tornou conhecido nas bandas Sétima Legião e Madredeus, mas já há uns anos que nos assegura o seu génio em nome próprio. O músico, que nos habituou a colaborações com convidados do calibre de Beth Gibbons ou Ryuichi Sakamoto, edita hoje um novo álbum − Songs (2004-2012).

O álbum surge como o primeiro passo de uma possível trilogia que reúne canções cantadas em inglês. Se por um lado revê canções lançadas desde Cinema (2004), por outro apresenta inéditos e revisões, que prometem novos caminhos, novas melodias, novas colaborações. Os temas inéditos são três: “The Long Run”, na primeira colaboração com Joan as Policewoman, “Incomplete”, numa continuação do trabalho com Scott Matthew em A montanha mágica (2011), e “Lost Words”um instrumental. Já podem ouvir os dois primeiros abaixo.

A semana passada, Rodrigo Leão apresentou-se com os seus músicos habituais e três convidados perante dois coliseus praticamente esgotados, o do Porto e o de Lisboa. Num espectáculo que teve várias partes distintas, numa narrativa certamente preparada, o público presente teve de suster a respiração em vários momentos, nomeadamente perante a convicção de Neil Hannon, em “Cathy”e o sofrimento sempre tão vincado na voz de Beth Gibbons, em “Lonely Carousel”. São estes os dois registos adicionais que vos deixamos.

[youtube O0cJFMhZlU8 610 350]

[youtube EE58iJzQbCo 610 350]

Fiquem com o alinhamento completo de Songs:

1. “The Long Run” – com Joan as Police Woman (inédita)
2. “Deep Blue” – com Sónia Tavares (versão de álbum)
3. “Happiness” (versão de álbum)
4. “Sleepless Heart” – com Ana Vieira  (2012 Edit)
5. “Cathy” – com Neil Hannon
6. “Lonely Carousel” – com Beth Gibbons (versão de álbum)
7. “Lost Words” (inédita)
8. “Terrible Dawn” – com Scott Matthew
9. “This Light Holds So Many Colours” – com Stuart Staples
10. “Incomplete” – com Scott Matthew (inédita)

Andreia Duarte