É notável a quantidade e qualidade que se vê cada vez mais na música portuguesa. Todas as semanas somos quase atropelados com novas bandas, músicas ou trabalhos de qualidade. Mais um exemplo desta vaga de fertilidade artística são os Chinaskee & Os Camponeses.

Miguel Gomes, aka Chinaskee, apresenta-se de cara lavada ao leme dos seus Camponeses, e os resultados não podiam ser mais vincados. Uma banda consistente, fã de rock psicadélico, que pinta telas sónicas a cada tema do álbum Malmequeres. O videoclip do segundo single, “Aqui Findam as Vaidades”, passa-se no emblemático bar lisboeta Loucos e Sonhadores, e é numa nota de shoegaze e quase dream pop que estes nos deixam a interrogar: “Será que tudo não passou de um sonho?!” As letras contam histórias, mas retratam mais impressões e sensações, do que a fiel reconta do sucedido. Solos de guitarra travam duelos com teclas de um órgão etéreo, disputando a atenção do ouvinte. Esta banda é mais que a soma das partes.

Chinaskee & Camponeses - Malmequeres

O álbum desenrola-se como uma trip/sonho, começando de forma intensa e abrasiva, para terminar serena e tranquilamente. “Odor”, com a sua bateria marchante, deixa-nos na dúvida se não estamos perante a “White Rabbit”, dos Jefferson Airplane. Assim Assim, com o seu solo de guitarra em passo de sevilhana, hipnótico e lânguido, só para depois dobrar o tempo e acabar em crescendo. “Má Água” é facilmente a música mais psicadélica deste trabalho, na veia de uns Tame Impala, circa Lonerism. Há que salientar o trabalho, uma vez mais, de Filipe Sambado na produção, que consegue, num álbum tão preenchido, onde as frequências se encavalitam umas nas outras e nos enchem os ouvidos a cada momento, criar uma obra consistente de princípio ao fim, com um timbre que assenta na perfeição a esta banda.

O resultado final não é perfeito, nem era esse o objectivo. Numa banda com tantas influências e ideias, e tão pouca atracção pela usual e banal, as apostas seguras são trocadas pelo experimentalismo sem olhar ao risco. Resta-nos aguardar para ver em direcção progridem estes Chinaskee & os Camponeses.

Nota: 7.6/10

Nuno Camisa
Foto: Inês Peixoto