Falta exactamente uma semana para a primeira Punch  Session de 2019 e nós não podíamos estar a contar os dias com mais ansiedade. É com muito orgulho que reunimos, desta feita, um cartaz com quatro muito dignos representantes do indie cantado em português: Filipe SambadoLeo MiddeaPríncipe e Meses Sóbrio – podíamos colar outros estilos a qualquer um deles, e até já o fizemos em artigos específicos, mas hoje servimo-nos desta generalidade que só o indie nos permite.

Filipe Sambado começou por prometer que Isto Não É Coisa Para Voltar a Acontecer, com o seu EP de estreia, em 2012, mas Portugal agradece o facto de esta aventura não ter ficado por aqui. Vida Salgada (2016) foi a sua mais recente edição a solo, antes de eleger os seus acompanhantes de luxo e com eles lançar um álbum, no último ano. Não precisamos de especificar nenhum dos seus trabalhos para apontar a irreverência, as mensagens não tão indirectas quanto isso, os refrões peganhentos qb – o que provavelmente justifica a quantidade de vezes que ouvimos as suas músicas nas rádios, nos últimos meses.

Leo Middea vem do Rio de Janeiro mas ambiciona ser um artista do mundo.  Reforçamos que olhar para ele e não ver um pouco de Chico Buarque e Caetano Veloso se revela bastante difícil – e até talvez justifique, em parte, porque gostamos tanto dele. As suas músicas não incluem grandes artifícios, apelando antes pela simplicidade, pelo adocicado que pede um ligeiro gingar. Não prometemos a música “Pedaço de Céu” no dia 26, mas acreditamos que Leo trará um pedaço de céu consigo, para partilhar com todos os presentes no Titanic Sur Mer.

O Príncipe é Sebastião Macedo, mais conhecido como baterista dos Ciclo Preparatório, mas que escolheu este pseudónimo para nos surpreender com a sua voz de mel. A Chama e o Carvão é o único longa duração lançado. Trata-se de um álbum carregado de sensibilidade, que se transporta sem mazelas para o espectáculo ao vivo – como nós já tivemos oportunidade de testemunhar.  Contamos com a homenagem a José Régio, n’”O Duelo”, no próximo Sábado.

Meses Sóbrio assumem-se como viajantes numa procura musical e estrearam-se no último ano, com o EP Folha. Fazem-nos lembrar longas viagens de comboio, em que olhamos para a paisagem e não temos a certeza onde termina uma música e começa outra. Orgulhamo-nos de os trazer a palco numa fase em que estão ainda a descobrir a sua sonoridade – e acreditamos que vocês também se deixarão transportar connosco.

Relembramos que a Punch Session #4 terá lugar no dia 26 de Janeiro, no nosso querido Titanic Sur Mer (Lisboa) e que os bilhetes só podem ser adquiridos à porta. Nós estaremos lá para vos receber, com estes muito especiais quatro convidados.

Andreia Duarte