Ivy é o nome artístico de Rita Sampaio e um dos novos nomes da música portuguesa a surgir em 2019. O percurso desta jovem de Famalicão começou com os Grandfather’s House, que a levou a palcos como o do Vodafone Paredes de Coura. O seu primeiro álbum foi editado já este ano e chama-se “Over and Out”. Releva uma introspecção e melancolia electrónica, leva a sua música para um campo mais exploratório e longe das ideias pré-concebidas de artistas que habitam o mesmo território musical. O seu segundo single chama-se “Black Matter” e vem acompanhado por um videoclip com uma carga muito forte.
Música que faz sempre lembrar o verão? The War on Drugs – Under the Pressure
Bebida para ver um concerto ao pôr-do-sol? Mojito ou Fino
Amigo com quem vais a concertos? O Tiago ou o Francisco! Ou os dois ????
T-shirt de concerto/festival favorita? Não tenho t-shirt nenhuma de concerto/festival. Music related, tenho a da Surma que adoro e visto muitas vezes mesmo!
Objectivo para este verão? Tenho feito muita coisa que não consegui fazer durante o outono e inverno, já que estou com mais tempo.
Praia para tocar guitarra? Nunca tive grande fascínio por essa coisa de ir para a praia com os amigos tocar guitarra à volta de uma fogueira. Nunca aconteceu por isso não faço ideia uma praia que seja ideal para isso.
Concerto que foi uma desilusão? Unknown Mortal Orquestra no Primavera Sound, o som estava muito mau.
Três bandas para um churrasco punk? Parkinsons, Solar Corona e mais uma que não sei qual é…
Gelado favorito? After Eight, menta e chocolate!
Melhor imperial/fino de Portugal? Gosto muito da Super Bock, da Letra e da Musa, para ocasiões diferentes.
Bola com creme ou sem creme? COM CREME
Música pop para numa festa na piscina? Talvez algo entre João Gilberto e Mallu Magalhães.
Música pimba favorita? Esta é muito difícil para mim…
Festa de verão que ficou na memória? Festas de verão significam festivais de verão, para mim. Acho que um dos que mais ficou na memória foi a minha primeira ida a um festival: Paredes de Coura 2012.
Um músico com quem acampavas? O meu irmão Tiago ????
Álbum que levavas para uma ilha deserta? Não sei. Provavelmente essa seria uma experiência que me ia colocar em prespetiva, portanto poderia escolher um disco que também me colocou em prespetiva. Nick Cave and The Bad Seeds – Push the Sky Away
Concerto nas grades ou numa zona calma? Depende muito do concerto mas normalmente o meu sitio ideal é ao lado da régie, se for num festival, ou a meio das salas quando em teatros ou salas fechadas.
Primeiro local em Portugal para mostrar um turista? Não se pode reduzir um país a um sítio ou considerá-lo mais importante que os outros. Acho que não existe esse local, existe todo um país.
Como se chamaria um festival com a tua curadoria? Zêzereh
Livro para ler na praia este verão? George Orwell – 1984
Momento mais marcante em festival de verão? Foram muitos mesmo, mas talvez pisar o palco principal de Coura depois de vivido tantos momentos marcantes e ter visto tantos artistas que admiro nesse local.
Música para fechar a noite? La vie en rose, não sei bem porquê. Acho que nunca a ouvi ao final da noite mas acho que qualquer música que nos deixe melancólicos de alguma forma, é uma opção.