Meta é novo projecto a solo de Mariana Bragada, que lança agora o seu primeiro single Saudade. Mariana Bragada nasceu em Bragança em 1997, mas é no Porto em 2017 que o projeto a solo da cantautora surge – “Meta”. Começou no mundo da música com 14 anos, mas é com o EP “A vós, a voz, avós” de samples originais, live looping e voz, que realizou para Arte Sonora na FBAUP que tudo começa a ganhar forma.
A sua música vive da sua voz e de uma loopstation, onde vai explorando os mais diversos sons. Meta caracteriza-se como Costureira de melodias – recolhe e coze sons do mundo, imaginários e memórias, raízes e tradições numa manta de retalhos sonora que cresce e modifica por cada sítio e momento que vive, unindo aos poucos tudo o que somos.
Em 2018 participou no Festival Bons Sons, Um ao Molhe, TedxPorto, SofarSounds Porto/Coimbra/Madrid e gravou para A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e Antena 1. Mais recentemente, foi finalista do Festival da Canção 2019 a convite da Antena 1, com composição/interpretação original “Mar Doce”. O EP de estreia será lançado ainda este ano.
Num post na sua página do Facebook Meta explica como se inspirou para o tema “Saudade”. “Neste vídeo inspirei-me numa técnica ancestral— Barrela- lavar a roupa branca com cinzas— e escolhi recriá-la no contemporâneo. Da praia surge a melodia e do símbolo outras músicas que virão.”