O australiano Hayden James surgiu inicialmente em 2013, com o seu primeiro single “Permission To Love”, no entanto só no ano seguinte é que explodiu com “Something About You”. O hino de 2014 de todos os amantes de dance music. Em junho deste ano, o produtor, compositor e DJ lançou o seu primeiro álbum, “Between Us”. Este é um álbum de house, mais propriamente deep house que é conhecido pelas melodias complexas e pelas vocais, que são mais comuns neste estilo, do que em qualquer outro sub-género de house. Músicas deste género são mais relaxantes e confortáveis. É com essas sensações que ficamos depois de ouvir este álbum.
Começamos a nossa viagem por “Between Us” com duas faixas que são os sons clássicos de James, “Hold Me Back” e “Nowhere To Go”. Ambas são músicas house, com um toque de pop graças às vozes presentes. São perfeitas para ouvir numa tarde de verão e com refrões viciantes, mesmo para ficar a cantar o dia todo. São de músicas que tocam na rádio, e os ouvintes nem sabem que estão a ouvir música eletrónica. As faixas têm uma melodia cuidada e carinhosa, mas que só nos dá vontade de dançar enquanto o sol de põe. Numa entrevista James disse que quer que as pessoas oiçam as músicas dele e que percebam que essa música é do Hayden James. Este álbum é a prova que todos que o ouvem vão imediatamente perceber quando uma faixa é dele, assim que começar a tocar.
Só ao ouvir os primeiros segundos de “Just Friends”, já sabemos que vamos ficar a cantarolar esta música todo o dia. O drop é apresentado com a introdução de um bass que nos avisa que algo diferente está a vir. Este padrão é muito comum nas músicas do DJ. Também as vozes são algo que está sempre presente em todos os trabalhos do produtor.
“Feelin’ (Interlude)” começa com uma voz feminina e no início da música começamos a ouvir um piano surpreendente. Esta música tem uma vibe disco dos anos 70. Imaginamo-nos numa festa a dançar de patins. É, sem dúvida, a que se destaca mais até agora, por ser tão diferente das que tocaram anteriormente.
“Lost To You” é a primeira faixa melancólica deste álbum. Uma música que só nos faz agarrar o coração enquanto ouvimos o refrão. Na época da Internet, nada melhor do que enviar este refrão para a nossa crush. Há medida que ouvimos este álbum percebemos que o australiano gosta de ter refrões/drops breves, algo que é comum no género deep house. “Between Us”, a faixa que dá o nome ao álbum, acompanha “Lost To You” na melancolia que nos traz. Conta com uma melodia simples, onde podemos ouvir e ter atenção a todos os pormenores dos sons. Cada um tem uma função importante e que se não estivesse ali, mudava a energia da música por completo. Hayden James, em entrevista à Billaboard, disse que o álbum representa “a jornada por diferentes estados dos relacionamentos: amor, separação e, finalmente, esperança”, estamos a ouvir o que pode ser um música que fala de uma separação.
Em “Remember You” o produtor mostra-nos uma das coisas fantásticas da música eletrónica ao brincar com as vozes no drop, fazendo com que as vozes produzam diferentes sons e notas musicais. Isto é o que se destaca mais nesta música. O álbum, ou melhor, esta viagem pelo house de Hayden James, está quase a chegar ao fim, e estamos a aproveitar os últimos minutos para dançar lentamente.
A última música, “Weightless” é o final perfeito para este conjunto. É a música que toca quando dizemos adeus das nossas férias de verão, é o que sentimos quando saímos da praia e nos recordamos de todas as memórias passadas naquele areal.
É isso que este álbum nos transmite e dá. Uma viagem por um dia de verão enquanto o house melódico de James toca. Todos os sons deste álbum complementam-se e criam uma energia única e semelhante. Todas elas mostram aos ouvintes quem é o Hayden James. Este álbum é a perfeita declaração de amor para um apaixonado por house. Hoje só nos restam as memórias deste verão, enquanto desejamos que o próximo chegue, sempre com a música de Hayden James presente.
Nota: 8.0/10
Rita Velha